Grafeno, o material da vez

Postado por Douglas Vilela sexta-feira, 15 de outubro de 2010 , , ,

            Recentemente, a maior instituição de premiação científica do mundo (Instituto Nobel) premiou os –por eles considerados- melhores do ano em algumas áreas da ciência, dentre elas : Física. Em 2010 os galardoados foram dois russos, Andre Geim e Konstantin Novoselov, pelas experiencias decisivas com o material grafeno.


O que vem a ser o material grafeno e quais suas aplicações?
            
Estrutura do Grafeno
            Tecnicamente, o grafeno é um material encontrado no grafite e em outros compostos de carbono. Bastante abundante e de estrutura significativamente estável e resistente, ele pode ser a chave para a produção de transístores de apenas 0.01 micron, indo além do limite teórico de 0.02 micron, onde os transístores possuiriam apenas dois ou três átomos de espessura e poucas dezenas de átomos de comprimento.

            Sua aplicação surge recentemente, empresas de semi-condutores estiveram realizando testes a fim de substituir o silício pelo grafeno devido a sua altíssima eficiência em comparação ao silício.Em teoria, um processador, ou até mesmo um circuito integrado, poderia chegar a mais de 500 GHz. O silício, por sua vez, trabalha abaixo de 5 GHz. O uso de grafeno proporcionaria equipamentos cada vez mais compactos, rápidos e eficientes.

            Por que esta descoberta causou tanto reboliço ?

Até meados de 1965 não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware, quando o então presidente da Intel, Gordon E. Moore fez sua profecia, na qual o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou ganhando o nome de Lei de Moore.
            
            Seguindo então a lógica e o futuro próximo dos processadores com grafeno, somado a necessidade de processamento cada vez maior de informação, Moore está ainda correto. Não sabemos se isso vai durar por longa data, mas que de certa forma intriga a ciência, isso sim intriga. A ciência quântica e a manipulação atômica do homem está chegando a níveis surpreendentes, como quando de forme brilhante beethoven conseguiu manipular as notas musicais e criar a nona sinfonia, os cientistas hoje, estão entendendo a matéria e podendo manipula-las como quiser, segundo suas caracteristicas funcionais.
            
            Curiosidades por tras do Nobel 2010.
            
            O que tem de curioso nesse premio nobel?  Analisando as ultimas premiações, percebi primeiro que houve uma descentralização do circuito norte-americano, anteriormente, sempre os laureados eram de origem norte-americana, ou de uma instituição do mesmo país. Este ano, diferentemente, a instituição é de origem britânica e seus pesquisadores russos, mostrando ainda um resquício da potência soviética. Outra diferença que percebi foi que nos ultimos 4 anos, as premiações vieram com frutos da pesquisa, ou seja, com o que se obteve do fundamento teórico pesquisado. Por exemplo, em 2007 a premiação veio com a descoberta da magnetoresistencia gigante que deu origem ao HD de grandes espaços para armazenamento.

             Já em 2008, pelas técnicas de fibra óptica. As quais hoje transmitem muitas informações em velocidades mais rápidas e sem perda de conteúdos. No entanto, 2010 foi marcado por uma premiação teórica de algo que está por vir, ainda não temos processadores tão evoluídos como o grafeno promete. Mas ja se premiou este pelo alcance conquistado, mesmo que a litografia não seja possível – técnica de montagem dos circuitos – ja podemos parabenizar a Academia Sueca por antever ou considerar esta proeza da humanidade. 

             Sobre os pesquisadores, felizardos com 1 milhão no bolso, um fato curioso é a idade de Novoselov, com apenas 36 anos, o física russo ja possui um premio de peso em sua vida, podendo relembrar os tempos aureos da física no início do século 20. Mas se pensarmos um pouco melhor, o que tem pra um russo fazer: Ou passa frio na neve, ou toma vodca ou estuda. Então ele optou pela terceira opção e se deu muito bem!!!

3 comentários

  1. Anônimo Says:
  2. 2 comentários:

    1 - é triste saber que o ganhador de um prêmio nobel receberá aproximadamente o mesmo que o ganhador da Fazenda ou do Big Brother.

    2 - eu sonho em ver o dia em que o prêmio nobel agraciará uma pesquisa puramente teórica, sem implicações diretas e imediatas na tecnologia.

     
  3. Em resposta ao segundo comentário:

    Isso já aconteceu, em 1921, com Einstein ganhando o Prêmio pelos trabalhos em física teórica.

     
  4. Unknown Says:
  5. Acho que esse tópico merece um post a parte... mas houve aplicações do premio do Einstein sim ( efeito fotoelétrico ) no entanto, o de dirac ao meu ver foi um puramente teórico!!!!

     

Postar um comentário

A Nossa Insignificancia no Universo
bookmark
bookmark
bookmark

Analytics