São apenas 4 segundos!!!

Postado por Douglas Vilela quarta-feira, 20 de outubro de 2010 , , ,

       Numa viagem à minha cidade natal, tive uma conversa com a motorista que havia me oferecido a carona e que me fez pensar um pouco sobre como temos pressa e somos ansiosos e muitos aspectos em nossas vidas.  Em certo momento da viagem foi preciso parar o carro e dar uma ré, a motorista por sua vez fez uma pausa entre o frear e engatar a ré. Até aí sem problemas, pode ser que ela prestou atenção nos retrovisores, ou fez algum calculo pra ver qual o melhor caminho. Mas não, logo após engatar a ré começou a explicação dessa pausa e foi um tanto quanto fervorosa:


Nossa esse carro é horrível, vocês viram que eu tive que esperar um tempo pra engatar a ré, então aonde ja se viu isso, qualquer outro carro você vai e engata a ré, mas esse não, tem que esperar de 4 a 5 segundos pra engatar senão arranha tudo. Liguei no 0800, marquei horário com o Eng da fabricante e fui lá pedir explicação técnica do porquê. Ele me mostrou mas mesmo assim eu não compreendi e disse a ele que era só nesse, nos carros de fabricantes concorrentes não tinha tal “defeito”. Então, pensando um pouco nisso eu perguntei a ela. Mas qual o problema em esperar meros 4 segundinhos ? Ela, ainda mais esquentada. Ahhhh me poupe né, olha o tempo que eu perco. Além de encher o saco.

Minha intenção não era arrumar briga, muito menos provar alguma coisa pra ela, mas sim tentar induzir o diálogo pra coisas corriqueiras da vida que em tese “perdemos” tempo, mas não, fazemos tais coisas por necessidade. Continuando.

Eu perguntei pra ela. Você é formada em que? Jornalismo e dou aula pra Radialismo na Imagem e Som. Uhmm então você estudou muito tempo pra chegar aqui!! Você fez mestrado, doutorado? Então, trabalhei muito tempo como acessora de imprensa, mas é muito corrido e não ganha tão bem, depois resolvi fazer sim mestrado e doutorado pra ingressar na carreira academica que é um tanto quanto mais confortável. Complementei então. Bastante tempo hein, talvez uns 20 ou 25 anos de trabalho e estudo no total. Ela com um certo ar de orgulho. Sim por aí.

O processo de formação é pra vida toda

Nesse tempo todo com certeza você teve péssimos professores durante a faculdade , daqueles que você vai na aula pra não tomar falta mas estuda só em casa por que a matéria não é tão difícil. Ela pesou um pouco e disse: Vixe, tive muitos, tinha uns que sabiam menos do que eu, perdi muito tempo nas aulas, ficava mais por presença ou pra falar com as meninas, ver um paquera. Concluí então minha idéia pra que ela pensasse um pouco sozinha após o que eu estava prestes a dizer.

Agora some todas essas aulas que você não viu, não prestou atenção e tomou como tempo perdido, você acha que essas horas não fizeram de forma alguma diferença na sua formação, no que você é hoje como professora universitária. Por mais que seja pra arejar a cabeça mesmo, todo tempo não pode ser considerado mal gasto. Agora você ta se julgando pronta, que não precisa mais de tempo pra se formar, pra evoluir, tudo isso por que, olha quanto tempo você perdeu além dos vários 4, 5 segundos da sua ré! Você se estressou, você foi atras de campo de prova da fabrica, entrou em contato com 0800, e viu que era um sistema do carro, e que seus 4 segundinhos iriam continuar até você trocar o carro. Acho que essas pausas que existem na vida são necessárias e não que elas existem para nos estressar. O que você acha! ?

Não tinha pensado por esse lado, mas de fato perdi muito tempo e dinheiro com esses 4 segundos da embreagem.

E assim seguiu um silêncio no qual era perceptível como ela se mantinha pensativa sobre o que acabara de ouvir. Como o cotidiano tava tão encrostado na vida dela que ela já não tirava proveito, queria tudo do seu jeito, tudo ao seu modo, não aceitando o que há de diferente, que no caso dela era o pequeno processo de esperar poucos segundos para engatar a marcha ré.

A evolução do tempo

Com o passar do tempo nós perdemos nossas características principais do cotidiano. Cada vez mais estamos apressados, cada vez temos menos paciência e calma! Se você discorda eu te pergunto, qual foi a ultima vez que você montou um quebra-cabeça de 5 mil peças? Pois é , pode ser um absurdo fazer isso se você tem que mexer no seu orkut, ver os seus e-mails e é claro não pode perder a novela.
            
            Outro fator que hoje em dia está cada vez mais escasso é na culinária, eu que possuo muitos colegas que moram sozinho percebo o como é pequeno o numero destes que cozinham. Não por ser algo difícil, mas por questão de tempo.  O número de comidas instantâneas em abundante crescimento não é a toa. Qual foi a ultima vez que você fez uma feijoada completa, uma costela ou uma pamonha? ?
            
            No passado reunia-se amigos, parentes para fazer coisas que hoje se tornaram obsoletas. É mais comum nos depararmos com inúmeras pessoas em frente uma caixa quadrada repetindo as coisas do que reunir para saborear um prato em de forma simples, com o intermédio do fazer a comida, do construir algo sem pressa apreciando o seu sabor e curtindo o momento.

Nunca espere que coisas boas venham em pequenos intervalos de momento. De uma hora pra outra não se faz uma feijoada, de uma hora pra outra não se aprende física, de uma hora pra outra você não se torna um craque no futebol.  Tudo tem seu tempo. Só não espere que seja 4 segundos.

0 comentários

Postar um comentário

A Nossa Insignificancia no Universo
bookmark
bookmark
bookmark

Analytics